segunda-feira, 17 de maio de 2010

Idéia inicial para o abrigo

Deposis de muito pensar, eu, Alice e Clara tivemos a idéia de que tipo de abrigo queríamos fazer. A proteção do barulho excessivo da cidade foi o ponto de partida. Inicialmente, antes de qualquer discussão, chegamos a pensar em um lugar onde se fugisse dos ruídos, uma espécia de cabine com o exterior coberto por jornais e o interior todo branco.

Depois de debates e pesquisas vimos que somente a proteção não era o suficiente para a nossa proposta. Queríamos trabalhar em cima do barulho que a cidade produz. Então, apresentamos hoje na aula duas idéias.
A primeira consistia no seguinte: duas câmaras, uma com uma musica contrastante com o som ambiente e outra com o silêncio absoluto. A passagem de uma camara para outra seria revestida por papel celofane transparente. Como pensamos em deixar o abrigo com a forma de um fone de ouvido, as camaras seriam arredondadas e seriam ligadas por um tipo de haste. A relação com a cidade se dava ao primeiro privar quem entrasse na camara com a musica contrstante de qualquer contato com o exterior, depois deixá-las perceber o barulho real existente da cidade e depois priva-las de novo de qualquer tipo de barulho.

A segunda idéia, a que gostamos mais, é a seguinte: várias cadeiras e cada uma delas com um som diferente (conseguiriamos isso usando fones de ouvido, para que cada um só ouvisse o som da cadeira). Assim, a relação com o ambiente se daria ao percebe-lo através de diferentes perspectivas ao mudar somente o que se escuta. Por exemplo, ao escutar um heavy metal, a pessoa teria uma noção bem mais caótica do ambiente do que ao escutar uma musica clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário